O Haras Rodeio

Nossa História

Por Bruno Gregg

Quando nos relembramos, verificamos que sempre no inicio de um criatório, há um fundamento. Sempre fomos criadores, tanto de bovinos quanto de equinos, mas o foco sempre foi bovino.

Como em toda fazenda de cria, há necessidade de cavalos para lida com o gado, esta necessidade sempre foi suprida com compras esporádicas, de um cavalo aqui, uma égua ali, formando um plantel de equinos para trabalho.

Como sempre, alguns destes animais se machucam no serviço, por vezes ficam em descanso ou aposentados, ocupando áreas uteis para os bovinos. Por este motivo, decidimos pela compra de um garanhão e de éguas, assim supriríamos a necessidade futura de equinos para trabalho.

A escolha recaiu no Mangalarga Marchador por proporcionar a comodidade ao cavaleiro na lida diária.

Onde fazer a aquisição? Em qual criador? Estas respostas ficaram até certo ponto fáceis, pois tínhamos conhecimento de que na Fazenda Reunidas Júlio Avelino, o criatório é focado sempre na resistência e na lida com gado.

Fizemos lá a primeira aquisição de um reprodutor com linhagem de trabalho e oriundo das várias famílias formadoras do cavalo Mangalarga Marchador.

No ano de 2005, também fizemos a aquisição de éguas Mangalarga de Marcha Picada e nos filiamos na associação ABCCMM.

Em 2012, com uma ótima produção e aquisições iniciamos as participações em provas de Marcha, Morfologia e Funcionalidade, onde obtivemos excelentes resultados.

Nunca perdemos o enfoque da criação dos nossos equinos para realizar trabalhos funcionais na fazenda, o que nos dá muita satisfação.